Preços revoltantes


Jon's Guitar Hero World Tour Birthday Party

Esse final de semana fui dar um volta no shopping, sem pretensão nenhuma. E comecei a ver que várias lojas como a Fnac, Zgames e outras tinham o novo Guitar Hero para vender. Fui conferir o preço e quase cai para trás de 1999 a 1799 reais! Eu acho que perderam a mão feio na precificação. Entendo que tenha impostos e outros encargos, mais esse preço é o de um console! Mas beleza, estamos no Brasil eu que fui ingênuo em acredita que o preço seria mais palpável…Mas dai eu vi que tinha a versão do Play2. E pensei: “Deve ser mais barato!”, mas não era a mesma facada. É claro que na hora me deu vontade de sair quebrando tudo, mas o máximo que eu iria conseguir era uma prisão. Eu sei que devem ter várias pessoas que acham justificáveis esses preços por causa dos impostos. E fui entender como ocorrem as taxações sobre os games e olhem o tanto de imposto:

https://i2.wp.com/img24.imageshack.us/img24/7028/impostoswc0.jpg

Fonte: Uol Jogos

Ok, considerando os impostos a cima vamos as contas. No site da Amazon o Guitar Hero: World Tour para Xbox 360 custa 180 doletas. Considerando os impostos citados a taxação seria:

https://i0.wp.com/img26.imageshack.us/img26/1615/contayd5.jpg

Ou seja em imposto o comerciante paga mais que o preço do game. Assim o preço de taxas mais o do game somados dão U$408,80 dólares. Considerando o dólar a 2,3 reais o preço do produto seria R$940,00. Mas é claro que considerar o produto a 180 reais é errado , já que o comerciante paga preço de atacadista. Ou seja vender o game a 1999 reais é ter um lucro de aproximadamente de 110%. Sinceramente rídiculo e impraticável esse preço!

Mas não vou culpar os lojistas e sim o governo que poderia mexer a bunda para diminuir as taxas e mudar esse cenário rídiculo e ficar torrando grana combatendo a pirataria. Se os games custassem menos as pessoas não iriam tanto atrás de games piratas. Eu por exemplo compro vários games de PC a 100 reais, pelo menos 1 por mês. Acho super caro, 70 reais estava de bom tamanho, mas gosto de ter o jogo e não ter dor de cabeças com cracks e serials.

Ubisoft Entertainment S.A.

O Brasil é um país promissor em relação a games, já movimenta 350 milhões de reais ao ano por aqui ainda mais em um cenário como o nosso. Um país pobre, com muita gente passando fome e ainda consegue ter esse consumo de games? Será que os governantes não perceberam a oportunidade que existe ai? Imaginem o tanto de trabalho que essa indústria pode gerar por aqui, fora que ela agrega tecnologia ao país. Após anunciar São Paulo como sede de seu novo escritório, a desenvolvedora francesa Ubisfot de games foi surpreendida por uma avalanche de currículos. “Depois que saiu uma nota na internet, esperávamos receber entre 200 e 300 currículos. Chegaram 2,5 mil”. Olha o desespero da galera que trabalha co games aqui. Espero por um dia ir a uma loja e poder comprar um Guitar Hero por 300 reais. Já seria um grande avanço.

Por enquanto temos um projeto  que o deputado Carlito Merss (PT-SC)  criou para estender os benefícios da tal “Lei de Informática” aos jogos (softwares e consoles). A idéia é beneficiar, com incentivos fiscais, os programas, máquinas, equipamentos e dispositivos de tratamento da informação, além dos consoles de jogos eletrônicos e a respectiva documentação técnica associada.

Você quer mudar essa realidade então click neste link e escreva um e-mail explicando por quais motivos, razões e circunstâncias você quer que o projeto de lei 300/07 seja aprovado. É muito importante que você marque a opção “Todos” (e não “Todos do meu espaço”) e cite o número do projeto de lei 300/07.

Mas por enquanto o governo parece ter acordade, pelo menos um pouco pois direcionou 1 milhão de reais para o setor de games. O que é ridículo, mas melhor que nada né?

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

