Preços revoltantes


Jon's Guitar Hero World Tour Birthday Party

Esse final de semana fui dar um volta no shopping, sem pretensão nenhuma. E comecei a ver que várias lojas como a Fnac, Zgames e outras tinham o novo Guitar Hero para vender. Fui conferir o preço e quase cai para trás de 1999 a 1799 reais! Eu acho que perderam a mão feio na precificação. Entendo que tenha impostos e outros encargos, mais esse preço é o de um console! Mas beleza, estamos no Brasil eu que fui ingênuo em acredita que o preço seria mais palpável…Mas dai eu vi que tinha a versão do Play2. E pensei: “Deve ser mais barato!”, mas não era a mesma facada. É claro que na hora me deu vontade de sair quebrando tudo, mas o máximo que eu iria conseguir era uma prisão. Eu sei que devem ter várias pessoas que acham justificáveis esses preços por causa dos impostos. E fui entender como ocorrem as taxações sobre os games e olhem o tanto de imposto:

https://i2.wp.com/img24.imageshack.us/img24/7028/impostoswc0.jpg

Fonte: Uol Jogos

Ok, considerando os impostos a cima vamos as contas. No site da Amazon o Guitar Hero: World Tour para Xbox 360 custa 180 doletas. Considerando os impostos citados a taxação seria:

https://i0.wp.com/img26.imageshack.us/img26/1615/contayd5.jpg

Ou seja em imposto o comerciante paga mais que o preço do game. Assim o preço de taxas mais o do game somados dão U$408,80 dólares. Considerando o dólar a 2,3 reais o preço do produto seria R$940,00. Mas é claro que considerar o produto a 180 reais é errado , já que o comerciante paga preço de atacadista. Ou seja vender o game a 1999 reais é ter um lucro de aproximadamente de 110%. Sinceramente rídiculo e impraticável esse preço!

Mas não vou culpar os lojistas e sim o governo que poderia mexer a bunda para diminuir as taxas e mudar esse cenário rídiculo e ficar torrando grana combatendo a pirataria. Se os games custassem menos as pessoas não iriam tanto atrás de games piratas. Eu por exemplo compro vários games de PC a 100 reais, pelo menos 1 por mês. Acho super caro, 70 reais estava de bom tamanho, mas gosto de ter o jogo e não ter dor de cabeças com cracks e serials.

Ubisoft Entertainment S.A.

O Brasil é um país promissor em relação a games, já movimenta 350 milhões de reais ao ano por aqui ainda mais em um cenário como o nosso. Um país pobre, com muita gente passando fome e ainda consegue ter esse consumo de games? Será que os governantes não perceberam a oportunidade que existe ai? Imaginem o tanto de trabalho que essa indústria pode gerar por aqui, fora que ela agrega tecnologia ao país. Após anunciar São Paulo como sede de seu novo escritório, a desenvolvedora francesa Ubisfot de games foi surpreendida por uma avalanche de currículos. “Depois que saiu uma nota na internet, esperávamos receber entre 200 e 300 currículos. Chegaram 2,5 mil”. Olha o desespero da galera que trabalha co games aqui. Espero por um dia ir a uma loja e poder comprar um Guitar Hero por 300 reais. Já seria um grande avanço.

Por enquanto temos um projeto  que o deputado Carlito Merss (PT-SC)  criou para estender os benefícios da tal “Lei de Informática” aos jogos (softwares e consoles). A idéia é beneficiar, com incentivos fiscais, os programas, máquinas, equipamentos e dispositivos de tratamento da informação, além dos consoles de jogos eletrônicos e a respectiva documentação técnica associada.

Você quer mudar essa realidade então click neste link e escreva um e-mail explicando por quais motivos, razões e circunstâncias você quer que o projeto de lei 300/07 seja aprovado. É muito importante que você marque a opção “Todos” (e não “Todos do meu espaço”) e cite o número do projeto de lei 300/07.

Mas por enquanto o governo parece ter acordade, pelo menos um pouco pois direcionou 1 milhão de reais para o setor de games. O que é ridículo, mas melhor que nada né?

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s